Espanha autoriza sauditas da STC a aumentar a participação na Telefónica para 9,97%
O Governo espanhol deu luz verde ao maior operador de telecomunicações da Arábia Saudita, o STC Group 7010, para aumentar a sua participação na Telefónica TEF para além dos 5% e atingir os 9,97%, disse o ministro da Economia, Carlos Cuerpo, esta quinta-feira.
Cuerpo confirmou uma notícia anterior do jornal El Pais durante uma conferência de imprensa após a reunião semanal do gabinete, na qual foi aprovado o aumento da participação.
"As medidas e condições foram estabelecidas e aceites voluntariamente pela empresa saudita para garantir que (a operação) se realiza", disse Cuerpo aos jornalistas.
O ministro disse que a decisão do governo foi tomada após uma "análise exaustiva baseada não só no cumprimento da legislação actual, mas também para garantir o interesse nacional na defesa e assegurar o elemento estratégico nas telecomunicações".
O ministro não forneceu quaisquer pormenores sobre as condições específicas impostas pelo governo.
No ano passado, a STC afirmou que pretendia adquirir uma participação de 9,9% na empresa espanhola de telecomunicações no valor de cerca de 2,4 mil milhões de euros (2,53 mil milhões de dólares) e tornar-se um grande accionista.
Na altura, o grupo saudita declarou que detinha uma participação de 4,9% na Telefónica e instrumentos financeiros que lhe davam mais 5%, o que classificou de exposição económica à empresa.
O Governo espanhol teve de autorizar o negócio, já que a Telefonica é considerada um fornecedor de serviços de defesa e, por conseguinte, uma empresa estratégica.
Na altura, altos responsáveis do Governo opuseram-se à iniciativa da STC e o Executivo acabou por decidir adquirir a sua própria participação de 10% na Telefónica através da holding estatal SEPI.
Paralelamente, a holding espanhola Criteria, que controla o Caixbank CABK - o maior banco do país em termos de activos nacionais - também aumentou a sua participação para 9,99%.
A empresa saudita afirmou que não tenciona adquirir o controlo ou uma participação maioritária na Telefónica.
(1 dólar = 0,9477 euros)
Texto integral em inglês: