Como estamos em “bear market”, ou seja, com os mercados em queda, muitos GAPs são formados por diversos ativos. GAP é o espaço que surge quando um ativo começa a negociação muito acima ou abaixo de onde o preço estava.
Consequentemente surge um espaço vazio entre os candlesticks. Existem os GAPs de alta (formados quando o preço negocia acima do patamar anterior) e os GAPs de baixa (quando o preço inicia a negociação muito abaixo do patamar anterior).
GAPs se comportam como regiões de resistência e suporte. Por resistência entendemos as regiões que tentam bloquear a passagem do preço em movimentos de alta. Já suportes são barreiras quando o preço está caindo.
Isso quer dizer que quando o preço do ativo atingir a região, ele pode bater e voltar, bater e fazer formações laterais, ou pode ser rompido, mas, nesses casos, o volume de negociações a favor da tendência devem estar muito altos.
É importante que todo Grafista identifique os GAPs e demarquem essas regiões, a fim de destacá-las no gráfico e administrarem o posicionamento de vocês de acordo com essas possíveis barreiras que o preço possa enfrentar.
Não se compra um ativo estando abaixo de um GAP. Não se vende onde o preço está acima do GAP. É bom demarcar com duas linhas os limites desse espaço vazio,a fim de identificar a linha inferior e superior.
Os GAPS de baixa tendem a ser mais fortes que os de alta. Afinal, o movimento de queda impulsiona os preços para baixo. Já nos GAPs de alta, os comprados estão sobressaindo e o fluxo é altista.
Nem todo GAP é fechado. Existem os GAPs de ignição e de exaustão. A ideia por trás de cada um deles é de força no sentido que o GAP foi formado. Trades contra a formação do GAP são extremamente arriscados.
Grafistas desenham em seus gráficos. Tudo que é importante deve ser identificado. Claro que é preciso ter cuidado para não poluir muito seu gráfico, mas, regiões de GAPs são extremamente importantes e deve estar devidamente destacadas.
Les informations et les publications ne sont pas destinées à être, et ne constituent pas, des conseils ou des recommandations en matière de finance, d'investissement, de trading ou d'autres types de conseils fournis ou approuvés par TradingView. Pour en savoir plus, consultez les Conditions d'utilisation.