Empresas como a Amazon, Tesla, Netflix tem tido uma trajetória gráfica exponencial exemplar e isso em parte explica a preferência e o poder de fogo dessas big corporations. É por elas que fica perceptível a idéia de um negócio escalável.
Aliás, pensando sobre o termo (ultimamente tenho tido esses relances de exatidão), não é ele o mais feliz no seu emprego uma vez que a escala se trata da mera multiplicação por um fator: dobrar a produção, triplicar as vendas, etc.; e é obtido pela replicação de um processo idêntico porém maior. Não é o que parece se tratar aqui quando se fala do caminho de expansão dessas gigantes.
Muita inovação, adaptação ao mercado e um tipo de crescimento verificado que não tem comportamento escalar, mas exponencial - essa curva que vai acontecendo no tempo que mostra que os intervalos de tempo do presente apresentam melhoria/aumento na taxa de valorização desses ativos.
Saber até quando ou se existe um teto para isso seria uma pergunta interessante. Temos na economia de mercado essa força que a própria estrutura amplificada traz que acaba por encerrar um movimento de concentração. Talvez os limites existam no fato das dificuldades de se administrar de maneira eficiente um 'navio' muito grande.
Bom, de qualquer sorte, os professores de matemática agradecem por poder mostrar um crescimento exponencial na experiência prática.
Les informations et les publications ne sont pas destinées à être, et ne constituent pas, des conseils ou des recommandations en matière de finance, d'investissement, de trading ou d'autres types de conseils fournis ou approuvés par TradingView. Pour en savoir plus, consultez les Conditions d'utilisation.