Trazemos aqui uma aula não tão definitiva assim por falta de tempo, mas espera que seja um tanto quanto esclarecedora sobre Fibonacci aplicado à análise técnica dos gráficos de preços.
Como se sabe, os ativos no mercado assumem preços que se modificam com o tempo.
O grande problema é que os traders e investidores seguem numa tentativa de prever o preço no futuro. Enquanto na realidade todo esse esforço deveria estar centrado na busca por entender apenas as maiores probabilidades, assumindo então o fato de que tudo pode acontecer enquanto se trata de preços dos ativos no mercado. Porque é como bem dizia Elliot, que a volatilidade de preço é condizentes com os movimentos orgânicos, em coletividade, dos seres humanos no planeta. O resultado disso é que formam as tendências.
Visto isso, quando tentamos encaixar Fibonacci na análise técnica, seguindo a ideia dos fractais de tendências, muito bem aplicada por Elliot, apesar de as duas lógicas terem tudo a ver entre si, quando aplicadas ao mercado financeiro, elas não funcionam muito bem, ou quase nada.
Porque, como já visto até o esgotamento, o mercado não se move "coeteris paribus" ou seja, o próximo movimento não necessariamente está cadenciado como uma proporção do movimento anterior, tonando assim o preço o resultado de um caos absoluto que segue uma lógica organizada, porém não necessariamente proporcional.
Portanto, segundo resultado de um longo estudo, viu-se que as vezes em que a lógica de Fibonacci é aplicada aos gráficos para conceber algum tipo de organização que permite uma previsão, foram mínimas e com isso, fruto de meros acasos.
Por fim, podemos concluir que, apesar de muitas coisas nesse mundo coincidirem de forma assustadora com a proporção áurea de Fibonacci, esse muito não significa tudo. Então, enquanto muitas coisas coincidem com essa sequencia numérica, muito mais outras coisas não coincidem. Logo, como a volatilidade de preço é resultante desses dois fatores aleatóriamente, podemos concluir que, algumas vezes, Fibonacci vai funcionar, porém na maioria das vezes não.
Dessa forma, creio que o uso de Fibonacci não seja prudente para quem busca assertividade, precisão e não gosta de contar com o acaso ou sorte.
Espero ter ajudado, ou pelo menos ter aberto um questionamento. Até porque, quem sabe não seja por algumas dessas falhas de entendimento que a maioria das pessoas está perdendo dinheiro no mercado.
Les informations et les publications ne sont pas destinées à être, et ne constituent pas, des conseils ou des recommandations en matière de finance, d'investissement, de trading ou d'autres types de conseils fournis ou approuvés par TradingView. Pour en savoir plus, consultez les Conditions d'utilisation.