Inflação vs. decisão do Fed: O que está impulsionando os mercados na próxima semana?
Embora intimamente relacionadas, a inflação dos EUA e as decisões de taxa de juros do Federal Reserve podem impactar o mercado com intensidade variável. O Fed pretende evitar surpreender o mercado, ao passo que a inflação é imprevisível. Consequentemente, o mercado está confiante de que o Fed não aumentará nem reduzirá as taxas na próxima reunião. No entanto, as previsões de inflação são muitas vezes imprecisas. De acordo com a TradingEconomics, a inflação dos EUA em relação ao ano anterior deverá ter estagnado em 3,4%.
Na semana passada, o índice de preços das despesas de consumo pessoal (PCE) manteve-se estável em 2,8% em abril pelo segundo mês consecutivo. Essa estabilidade sugere que a inflação pode persistir por mais tempo do que o esperado, levantando dúvidas sobre quanto tempo o Fed pode reduzir as taxas de juros.
Os comerciantes atualmente vêem uma chance de 68% de que o Fed reduza as taxas em setembro.
Curiosamente, o Banco Central Europeu (BCE) anunciou hoje um corte de 0,25 ponto percentual nas taxas de empréstimos para a zona euro, a primeira diminuição desde 2019. A taxa principal de refinanciamento do BCE é agora de 4,25%, contra um recorde de 4,50%.
Com esta redução da taxa, o BCE segue o exemplo do Banco Nacional Suíço, do Riksbank da Suécia e do Banco do Canadá.
Para saber a data e a hora exactas destes grandes acontecimentos económicos, importe o calendário económico da BlackBull Markets para receber alertas directamente na sua caixa de correio electrónico.
Les informations et les publications ne sont pas destinées à être, et ne constituent pas, des conseils ou des recommandations en matière de finance, d'investissement, de trading ou d'autres types de conseils fournis ou approuvés par TradingView. Pour en savoir plus, consultez les Conditions d'utilisation.