Existe um detalhe técnico muito importante que todo Grafista precisa fazer: desenhar nos gráficos. A partir do momento que traçamos com linhas as resistências, suportes, os canais de alta e de baixa, a identificação dos padrões se torna muito mais fácil.
Mesmo que o trader opere, por exemplo, no gráfico de 60 minutos, ele deve traçar as linhas de tendência dos gráficos semanal e diário. Isso porque os movimentos dos prazos maiores se impõe sobre os menores, e é necessário conhecê-los.
A maioria das vezes desenhamos linhas para identificar as resistências e os suportes, mas, na realidade são regiões e não linhas, para isso, o trader pode desenhar retângulos dentro dessas regiões para facilitar a identificação.
Quando percebemos que os candlesticks não conseguiram romper determinada faixa de preço, é ai que se encontra a região que possui a barreira invisível que, no caso de impedir movimento de alta chamamos de resistência, em movimentos de queda, suporte.
Na exata data em que escrevo o índice Ibovespa está passando por uma região de resistência, pois em alguns pregões ele não conseguiu romper a faixa de preço que se encontra, logo, podemos desenhar lá o retângulo.
Outra coisa importante se refere aos falsos rompimentos. A literatura técnica nos diz, que depois que o preço rompe essas regiões de barreira, o preço tende a voltar para fazer o que é chamado de “pullback”.
Se ao tentar subir o preço rompe a resistência, ele vai cair até essa região rompida, fazendo pullback, para voltar a subir. Claro que algumas vezes ele não faz esse movimento, mas os estudiosos perceberam que estatisticamente a maioria faz, por isso é bom aguardar.
A maneira mais eficaz de se ganhar dinheiro é operando a favor da tendência. Alta de apenas um pregão não forma tendência de alta, precisamos de altas constantes. Quando quiser comprar algum ativo, veja se há resistências e suportes.
Surfar a onda da tendência requer paciência, cautela e gerenciamento de risco e muitos desenhos no gráfico.
Les informations et les publications ne sont pas destinées à être, et ne constituent pas, des conseils ou des recommandations en matière de finance, d'investissement, de trading ou d'autres types de conseils fournis ou approuvés par TradingView. Pour en savoir plus, consultez les Conditions d'utilisation.