Ao meu ver o IBOV proporcionou na última terça-feira (1.11.16) uma sinalização relevante pelo gráfico diário para iniciar um movimento de baixa. Motivos: 1) Não conseguiu se sustentar acima da região de resistência de 64.691 a 65.000 pontos; 2) Gerou um Engolfo de Baixa encobrindo vários corpos de candles anteriores, o que torna o padrão mais relevante. 3) Chegou a perder a mínima de um pequeno fundo em 63.083.
Os fatores destacados acima aumentaram a probabilidade de ocorrer uma correção maior da tendência de alta de curto a médio prazo. Considero isso positivo na questão de se buscar novas operações de compra (mais pra frente) com uma melhor relação risco x ganho. Acredito que isto pode acontecer principalmente se houver uma correção testando a região de suporte por volta de 60.300 a 59.400.
Agora é ficar de olho (avaliar) o possível movimento de correção dos ativos (ações), visando identificar novas oportunidades de compra. Não descartando também algumas possibilidades de venda, preferencialmente através de topo descendente (evitando operações contra a tendência).
IBOV anulará a expectativa supracitada ao retornar para cima dos 65 mil pontos.