Quando acho que vai cair, sobe; quando acho que vai subir, cai!
Os motivos que me fizeram acreditar que haveria uma continuidade da tendência de queda foi a LTB (traçada a partir das máximas desde junho de 2021) e, o mais importante, a formação de um padrão gráfico baixista justamente no terceiro toque nesta LTB.
O padrão gráfico a que me refiro é o padrão “Formação de Alargamento” que se formou a partir do dia 11/08 em diante. No entanto, a força de alta se mostrou muito maior, a ponto de fechar a semana muito acima dessa LTB, levando a crer no seu efetivo rompimento, dando continuidade da tendência de alta que começou no padrão gráfico “Bandeira Descendente de Alta”.
Entretanto para desconsiderar definitivamente a tendência de baixa ao qual me referia, será necessário o efetivo rompimento da linha de resistência em 121.628,22 pontos e indo em direção à projeção em 125.352,03 pontos, segundo o que o “Movimento Mensurado” nos mostra.
Portanto, mesmo que ainda não tenha havido o rompimento dessa resistência, estão excluídas as projeções baixistas em 87.571,63 pontos e 83.448,00 pontos, por terem sido baseadas no gráfico semanal, em que tais projeções deveriam ter sido realizadas com base no que se auferiu no gráfico diário. Faço a exclusão, também, da linha de suporte em 107.319,15 pontos, por acreditar estar exaurida a sua função, tendo em vista todo o movimento que já se deu do final do ano de 2021 em diante.
Dou atenção para a MMA-200, bem como a MMA-10, que dão suporte à tendência de alta e o IFR que rompeu a sua linha de tendência de baixa, se apoiou nela como suporte e segue em direção à região de sobrecompra, demonstrando, assim, a forte tendência de alta.
Conclusão: caso o Índice Bovespa rompa a resistência em 121.628,22 pontos nos próximos dias, conforme projetado pelo “Movimento Mensurado” (ou seja, na hipótese de que estou errado seja confirmada), a minha análise quanto à projeção baixista será definitivamente excluída e tentarei fazer uma nova interpretação quanto ao movimento a partir da semana seguinte.
Veremos o que o mercado nos reserva na semana que vem!
Les informations et les publications ne sont pas destinées à être, et ne constituent pas, des conseils ou des recommandations en matière de finance, d'investissement, de trading ou d'autres types de conseils fournis ou approuvés par TradingView. Pour en savoir plus, consultez les Conditions d'utilisation.