O Ibovespa fechou a semana em alta de 1,88%, a 108.941,68 pontos.
Com a subida dessa semana o movimento de alta ganha força para o curto-médio prazo, ao romper a linha de resistência dos 107.319,15 pontos. No entanto, o Índice não teve força suficiente para romper a linha de resistência mais importante, dos 109.492,91 pontos. Esta linha de resistência, definitivamente rompida, confirmaria o padrão gráfico “Topo Duplo”, confirmando a reversão para a tendência de alta, abrindo a possibilidade de projeção do Índice para aos 118.258,87 pontos.
Essa tendência de alta ainda é possível de acontecer somente se houver o rompimento da linha de resistência conforme já falado.
Entretanto, temos que lembrar que no médio-longo prazo, a tendência ainda é de baixa e as notícias que rondam o mercado de renda variável como um todo ainda são mais ruins do que boas.
Vale lembrar que a política monetária dos EUA ainda está no radar, à espera da reunião do Federal Reserve (Banco Central norte-americano) na semana que vem e expectativa de aumento da taxa de juros já no mês de março. Os principais Índices das bolsas dos Estados Unidos, já demonstram estar em tendência de baixa. Somado a isso, temos a possível guerra na Ucrânia, o que pode gerar uma instabilidade na Europa, envolvendo as principais economias no velho continente.
Além dessa realidade no exterior, temos as notícias internas, como o Orçamento Federal de 2022, que pode definir as principais dificuldades na pauta fiscal ao longo deste ano.
Veremos o que o mercado nos reserva na semana que vem!
Les informations et les publications ne sont pas destinées à être, et ne constituent pas, des conseils ou des recommandations en matière de finance, d'investissement, de trading ou d'autres types de conseils fournis ou approuvés par TradingView. Pour en savoir plus, consultez les Conditions d'utilisation.