Enfim chegamos novamente na região do Topo Histórico no IBOV.
O primeiro TH ocorreu em janeiro deste ano e o que vimos foi uma expressiva queda de 120k para pouco mais de 60k em apenas 3 meses. Quem poderia imaginar tal reação.
Ocorre que neste momento chegamos ao limiar da mesma região e o cenário hoje é de incertezas com poucas vezes vimos antes.
Trata-se de uma crise sanitária e humanitária com incomparáveis precedentes se consideramos a escala global e os desafios impostos às economias nos quatro cantos do mundo.
Tudo o que temos hoje é a esperança de uma vacina. Contudo tal solução tecnológica também está ameaçada por incertezas, sejam estas decorrentes de sua eficiência, de sua eficácia, da velocidade de sua disseminação.
Está ameaçada também por nacionalismos, radicalismos e divisões ideológicas, sociais e culturais que infelizmente ressurgiram quando mais precisamos de cooperação, de compreensão, empatia e amor ao próximo independente de qual minoria ou maioria este pertença
Tudo isso nos faz avaliar a incompatibilidade do atual momento do mundo com e a onda de valorização que se vê nas Bolsas.
Há algo que não bate. As condições de contorno e expectativas para a economia hoje são incomparavelmente piores que aquelas que ensejaram a forte queda na bolsa em janeiro deste ano.
O que ocorrerá em janeiro de 2021 ainda será revelado pela sucessão de acontecimentos. Contudo não nos faltam elementos para analisar tais cenários
Quanto aos nossos estudos, a partir deste momento, serão serão condicionados por esta percepção de risco. Desta forma, alguns estudos já publicados e que embora ainda bem configurados mas ainda não desenvolveram rumo aos seus alvos serão revisados ou finalizados. Novos estudos, caso sejam publicados, oferecerão alvos mais curtos de forma que seja reduzido o tempo de permanência nas operações.
Desejo a todos lucidez, sucesso e bons trades !