Buzz Lightyear e o IBOV: análise gráfica do mercado brasileiro!

Após um bom 2023, no qual o índice brasileiro valorizou-se pouco mais de 22%, eis que chegamos a 2024.

Para este ano que está apenas em seu início, ao menos graficamente, há grandes chances do IBOV ir mais além, tipo aquele personagem dos filmes da saga Toy Story, o Buzz Lightyear, que sempre diz assim: “Ao infinito e além”

E se esse além puder ser mensurado, que tal a meta de 160 mil pontos?? Essa é a projeção gráfica que tenho para o "momento".

Veja a imagem abaixo. Será que temos esse padrão gráfico se desenhando para os próximos anos? O pouso suave está querendo vir, porém, não se esqueça; Não existe almoço grátis, e uma hora alguém vai ter que pagar a conta!
snapshot

Se essa "projeção" gráfica fizer sentido, grandes empresas que compõem o índice brasileiro, como PETR4, irão valorizar-se ainda mais.

Mas acredite em mim, nem só de dias vive o homem, ele também passará por noites!

Se existem dias e noites a serem vividas, acredito que estão ficando algumas lacunas para trás; será que estamos nós, ignorando as realidades que nos cercam?

Eis que citarei algumas dessas realidades:

a) Lacuna Brasil (sempre uma novidade negativa à frente); O que era para ser bom, (Reformas) pode ir por água abaixo, e tornar o país uma verdadeira fábrica de fazer dinheiro, porém, via impostos, um grande tiro no pé, sem contar com as "in-jurisprudências" constantes, onde o que valia até ontem, hoje, não vale mais, e o que nunca existiu, do nada, passa a existir. Bem-vindo ao Brasil.

B) Lacuna Guerras na Ucrânia e Israel; essas duas ainda não terminou, e poderá não terminar nada bem. Nesse texto, teci alguns comentários de porque os EUA estavam retirando suas tropas do Afeganistão, porém, como digo, as pessoas nunca entendem o que está a sua volta, elas precisam de tempo, logo, se preocupam somente com o "seu momento", ignorando a verdadeira realidade que a cerca. Há, não se esqueça de colocar no radar Taiwan, que dizem pertencer a China.

c) O grande dragão querendo adormecer. Sim, a China, o maior consumidor de matéria prima do mundo me parece estar cansando. Se estiver cansando, empresas como VALE3 e CMIN3 poderão sofrer um bocado (Não podemos esquecer JBSS3 e BEEF3, BRFS3), fazendo preço no índice brasileiro. Vale lembrar que os EUA eram um grande investidor (não se apegue a palavra investidor, não seja ingênuo) no país asiático, porém, com a ascensão incrível do mesmo, o TOP 1 mundial estão direcionando seus recursos para outro país também asiático, a Índia, no qual, fiz alguns texto explicando essa minha teoria.

Com esses três itens no radar, será que podemos confiar nos gráficos?

Façam vossas análises e bons negócios.
Seja Consciente, Se Comprar, Use Stop Loss.
Veja abaixo outras análises gráficas.

Um novo trimestre! Os mesmos problemas?


Hora da verdade!
Beyond Technical AnalysisChart PatternsfuturosIBOVibovespaIndicessougrafistasoutecnicoTrend Analysis

Aussi sur:

Clause de non-responsabilité