Nesta última semana o Índice Bovespa atingiu a projeção do padrão gráfico “Triângulo Simétrico de Alta” em 112.343,67 pontos – alvo este projetado pela técnica “Movimento Mensurado”.
Na semana passada, acreditava-se que o price action estaria formando o padrão gráfico de reversão de baixa “Topo Duplo”. Entretanto, apesar de o movimento romper a linha de breakout (no dia 31/05/2023), não houve a superação da linha de suporte em 108.085,20 pontos. Este motivo fez acreditar que a lateralidade ocorrida a partir do dia 16/05/2023 até hoje seja outro padrão gráfico de continuidade da tendência de alta, qual seja, o padrão “Retângulo de Alta”. A expansão altista do dia 02/06/2023, rompendo a resistência dos 111.705,53 pontos, confirma este padrão gráfico e projeta o próximo alvo em 115.325,86 pontos.
Como dito na semana passada, esta última semana e a seguinte seriam cruciais para observarmos o movimento predominante do Ibovespa. Sendo assim, com base no price action dos últimos dias, é de se acreditar que haverá a predominância da tendência de alta a ponto de ir testar a resistência em 114.835,35 pontos, conforme projeção de alta trazida pelo padrão gráfico “Retângulo de Alta”.
Observa-se, também, que o Índice tem se utilizado da MMA-200 como sua principal zona de suporte imediato, indicando-nos a força da tendência de alta predominante e o price action se firmando acima de MMA-10, ou seja, outra indicação forte da tendência de alta. Até mesmo o IFR tem se segurado acima da sua linha tendência de alta.
Portanto, é se de esperar que haja continuidade da tendência de alta para o curto prazo, ao mesmo tempo que reforça a mudança de perspectiva da tendência de baixa, para a tendência de alta no médio-longo prazo.
Les informations et les publications ne sont pas destinées à être, et ne constituent pas, des conseils ou des recommandations en matière de finance, d'investissement, de trading ou d'autres types de conseils fournis ou approuvés par TradingView. Pour en savoir plus, consultez les Conditions d'utilisation.