O mês de janeiro termina confirmando a linha de tendência de alta (LTA), ao testar um suporte significativo na região dos 118mil pontos, como, também, confirma a linha de tendência de baixa (LTB), ao fazer com que o price action do Índice continue abaixo desta linha. Dessa forma, o Índice Bovespa se encontra em uma zona de indefinição de tendência, ou seja, lateralizado.
Tal indefinição de tendência – somando-se a LTA com a LTB – pode ser analisada como o padrão gráfico “Triângulo Simétrico”. Caso haja o rompimento da LTB, a maior resistência será a região dos 134mil pontos, bem como a região dos 137mil pontos. Da mesma forma, caso haja o rompimento da LTA, o maior suporte será a região dos 118mil pontos, bem como a região dos 111mil pontos.
Mesmo o Índice estando em uma zona de indefinição, formada dentro do padrão gráfico “Triângulo Simétrico”, a projeção de baixa dada pelo padrão gráfico “Cunha Ascendente de Baixa” continua em vigor, com projeção máxima em 91.194,30 pontos.
Portanto, enquanto o Índice Bovespa estiver entre a região dos 118mil pontos e 134mil pontos, significa que está em uma zona de indefinição. Da mesma forma que, conforme a projeção baixista anteriormente formulada, significa que há mais chances de o Ibov cair, do que de subir, podendo ir a testar a região de suporte dos 96mil pontos e 93mil pontos.
Como já dito em uma análise anterior, os 4 primeiros meses do ano de 2025 serão interessantes, no sentido de se ver para qual caminho o Índice irá trilhar: se para continuidade da tendência de alta, ou amplificar a reversão de tendência de baixa e vir a testar os suportes históricos.
A MMA-200 segue sendo a linha de suporte significativa para o médio-longo prazo, enquanto no curto prazo (gráfico diário) a MMA-200 já está servindo de resistência.
Veremos o que o mês de fevereiro tem a nos mostrar!
Les informations et les publications ne sont pas destinées à être, et ne constituent pas, des conseils ou des recommandations en matière de finance, d'investissement, de trading ou d'autres types de conseils fournis ou approuvés par TradingView. Pour en savoir plus, consultez les Conditions d'utilisation.