IBOV fechou como barra de reversão, é uma venda?

- O IBOV fechou semana passada como uma barra de reversão de baixa com fechamento próximo de sua mínima. Essa força vendedora é causada pela realizações dos bulls que compraram nas ultimas semanas e que tiveram como alvo o topo minoritário anterior (mai/22). É uma reversão minoritária, portanto essa falha de rompimento poderá falhar em 5 barras.

- É uma barra de reversão formando um topo duplo em forma de bandeira de baixa em tendência de baixa iniciada no topo histórico. São bons sinais para entrar na venda. Porém seria imprudente deixar de observar a consequência de barras de alta que o precedeu.

- São 4 barras consecutivas de alta com fechamentos próximos de suas máximas, deixando gaps abertos (box azul), ocorrendo após uma falha de rompimento do fundo majoritário anterior (nov/21)

- É provável que o mercado tenha entrado no modo Always in long, que significa que há um consenso de segurança para estar posicionado em determinado lado, neste caso na compra!

- Outro ponto relevante é que apesar da barra do mensal não ter fechado houve boa continuidade após a bandeira de alta em forma de wedge e também um fundo duplo, ser acionado. Formou um fundo mais alto deixando gap aberto com a mínima out/20.

- Ainda no mensal, é provável que haja duas pernas laterais à ascendente durando aprox 10 barras. Isso significaria que o fim desse ciclo seja por volta de maio/23. Qualquer semelhança com "sell in may and go away" é mera coincidência. rs

- Em meu último artigo (ver link) dei um ponto de vista de como interpretar esses tipos de rompimentos e como este desequilíbrio provoca boas probabilidades.

- É provável que a probabilidade está em 60% ou mais que haverá mais uma perna ascendente renovando máximas antes de testar o inicio do impulso iniciado há cinco semanas que pode ter marcado a mínima do ano.

- Um alvo pode ser considerado projetando o tamanho do impulso, da abertura ao fechamento está dando alvos próximos da região da máxima histórica.

- Há magnetos mais acima como o gap aberto do impulso de baixa iniciado em abr/22 e LTB majoritária. Portanto esta região deve ser testada em breve. Traders de PA irão observar a força Bear nessa região.

- Acredito que entramos em uma lateralidade que perdure por 5 a 10 anos e o fundo formado em jul/22 esteja localizado no terço inferior do range desta lateralidade. Penso assim baseado no enorme doji outsidebar formado em 2020, que sugere mais sobreposição para as próximas barras.
Chart PatternsIBOVpriceactionTrend Analysis

Aussi sur:

Clause de non-responsabilité