“ Nem tudo que conta é contável, …nem tudo que é contável conta!”
Uma boa tese de investimentos é aquela que é bem entendida em minutos por quem a lê. Ao fazer isso, você conseguirá muito mais credibilidade junto ao leitor, principalmente, quando consegue explicar de forma simplista e sem muitas “firulas” o que se passa em sua mente.
Para isso, existem alguns indicativos de comparação, onde, pode-se medir se você está indo no caminho certo.
a) Não adianta tentar prever o mercado para além “espaço”, ou seja, tentar prever o que o mercado vai oferecer daqui 7 anos, 10 anos, 20 anos. Você deve se atentar ao que estar ao seu alcance, que é planejar o que pode ocorrer com a empresa que deseja aportar seu dinheiro, em 6 meses, 1 ano, 3 anos. Vide OIBR3, como exemplo, muitos apontavam uma subida insana do papel logo após sua “reestruturação” e, não foi bem isso o que aconteceu.
b) Não adianta ser teimoso e ignorar a realidade. Adapte-se sempre, revisando suas apostas, seu estilo de operar e, principalmente, obedeça o SetUp que utiliza, o seu planejamento de risco(stop e gain) e a realidade do mercado atualmente, pois, sabemos que o mercado de ações e seus derivativos mudam e precificam algo futuro repentinamente, e é ele quem vai determina seu resultado final, porém, você pode se adaptar e colocar sua mente em modo correto, com isso, surfar boas oportunidades mesmo na crise. A crise é como a teoria de Darwin, ela faz a seleção do “mais forte”.
c) Não importa em qual mercado operas, seja avista, futuro ou criptos, o que tens que ter e manter é a consistência. Não adianta você querer burlar sua mente, afinal, você a treinou para um “gain ou stop”, mas, as vezes, deixamos a ganância falar um pouco mais alto, e é onde deixamos tudo na mesa, logo, um passo de cada vez é muito mais importante do que tentar correr com tropeços, e, se esses tropeços acontecerem, saiba admiti-los e trace uma nova estratégia.
c) Por mais conhecimentos que tenhamos, nunca saberemos as respostas para tudo, e o mercado de ações é um sistema complexo e um caos perfeito (eu penso assim), onde, um grande player pode mudar momentaneamente a direção do mercado. Se você for inteligente o bastante, poderá se dar muito bem nessas horas, mas, é claro, o risco será muito maior, bem como seu retorno.
d) Todo "trader" ou investidor tem um pouco de "gestor de riscos” dentro de si, pois comprar e vender um ativo de volatilidade é tomar riscos, logo, saber escolher e manter um SetUP, balancear os ativos que opera e tentar identificar as oportunidades com simetria de "gain", é muito importante para que seus resultados sejam consistentes e duradouros, então, não haja como mais um da “manada” que segue a frente e sim, domine sua mente e vá em frente.
Façam vossas análises e bons negócios! Seja Consciente, Se Comprar, Use Stop! Veja abaixo outras análises.
Les informations et les publications ne sont pas destinées à être, et ne constituent pas, des conseils ou des recommandations en matière de finance, d'investissement, de trading ou d'autres types de conseils fournis ou approuvés par TradingView. Pour en savoir plus, consultez les Conditions d'utilisation.