O gráfico do ouro (diário), esta nos deixando duas figuras de extrema importância e as duas estão sendo rompidas. Estas figuras são um triângulo e um canal de alta! Quando rompida-as, elas apresentam características opostas e vou falar mais sobre elas no decorrer desta publicação!
Falando primeiro do canal de alta, quando ele é perdido, espera-se que ocorra uma reversão por um certo período de tempo, ou uma consolidação, deixando o gráfico lateralizado e há uma pequena chance dele continuar com a tendência anterior logo após o rompimento, ou seja, o gráfico sai do canal, mas mantém o seu ruma normlamente (neste caso ele manteria a sua alta).
Já o triângulo, é um padrão de continuação, ou seja, quando temos uma perna de alta e imediatamente a seguir, temos um triângulo, espera-se que o rompimento seja para cima, para continuar a tendência anterior. E como podemos ver, não é bem isso que esta acontecendo. O triângulo não é uma figura fácil de se trabalhar, pois o grau de acertividade é um pouco baixo, entorno de 66% de chances de continuar a tendência anterior, segundo os livros do Thomas Bulkowski.
A princípio, o gráfico está respeitando apenas o rompimento do canal, então pode passar na nossa cabeça que uma entrada na ponta vendedora no ouro seja permitida após um pullback, porém, a tendência ainda é de alta, então seria uma entrada com um grau de risco mais elevado.
Com a forte tendência de alta e incertezas ocorrendo no cenário global, acredito que o ouro pode se valorizar ainda mais! Então acho justo uma correção até 50% da perna de alta anterior, ou até a média móvel de 200 períodos (linha em azul). Caso o ouro caia mais do que isso, ficarei muito surpreso, hahaha.
Caso precise de algum amigo para ajudar na análise técnica, ou tirar dúvidas, ficarei muito feliz em poder ajudar!!
Pode me chamar por aqui mesmo nos comentários. Além disso, eu posso analisar alguns ativos para vocês, é só pedir!! :)
Isto não é uma recomendação de compra, ou venda, tem caráter meramente educacional.