COMO avaliar a situação do fluxo de caixa de uma empresa?

Outro dia, deparei-me com um artigo interessante sobre o trabalho da empresa suíça Glencore International AG na década de 1990. Essa empresa é especializada em negociação de matérias-primas e, naquela época, estava ativamente envolvida no comércio com os países que haviam saído da URSS. Nenhum desses países possuía moeda estrangeira, e a confiança nas moedas locais ainda não havia surgido, então era necessário trocar mercadorias por mercadorias, como na Idade Média. Por exemplo, para vender cobre do Cazaquistão, uma empresa suíça comprava açúcar bruto no Brasil, levava-o para a Ucrânia para refinamento, depois o açúcar refinado era trocado por óleo siberiano na Rússia, e o óleo era trocado por minério de cobre na Mongólia, que era então enviado para uma fábrica no Cazaquistão para ser transformado em cobre adequado para venda no mercado mundial. Como podemos ver, o dinheiro foi usado apenas no momento da compra do açúcar bruto e na venda do cobre. O restante da cadeia de transações consistiu em uma troca de mercadorias por mercadorias. Portanto, temos o seguinte esquema:

Dinheiro - Açúcar bruto - Açúcar refinado - Petróleo - Minério de cobre - Cobre - Dinheiro’

Claro, tudo isso fazia sentido quando o Dinheiro’ (com apóstrofo) equivalia a grandes somas. Caso contrário, o custo de preparar e executar uma transação tão complexa simplesmente não valeria a pena.

Este exemplo mais uma vez me convenceu do quão significativo é o papel do dinheiro nas operações de qualquer empresa. Você consegue imaginar o caos que um negócio pode se tornar sem dinheiro e tendo que criar cadeias de suprimentos semelhantes? O dinheiro simplifica e acelera todos os processos em uma empresa, portanto, a gestão competente desses fluxos é a base de um negócio eficaz.

Se compararmos uma empresa a um organismo vivo, o Fluxo de Caixa (*) é o seu sistema circulatório. É graças a esse sistema que a empresa é suprida com tudo o que precisa para produzir bens ou serviços.

(*) Se você quiser saber mais sobre Fluxos de Caixa, eu te sugiro ler meus dois artigos na TradingView:
Declaração de fluxo de caixa ou Três grandes rios
Vibrações do fluxo de caixa


Considerando que fluxos de caixa têm um papel importante na atividade de qualquer empresa, é razoável assumir que sua análise vai nos dar as informações necessárias para tomarmos uma decisão.

Por este motivo, um parâmetro adicional foi adicionado em Indicador de Força Fundamental - as dinâmicas do Fluxo de Caixa expressas em Lucro líquido diluído (*).
(*) Já que o valor do lucro pode ser negativo, o Lucro líquido diluído é levado em considerado, sem o sinal de “menos” negativo.

Por que utilizo o lucro como unidade de medida dos Fluxos de Caixa? Porque é uma maneira adequada de equalizar a escala dos valores do indicador para empresas de diferentes países, com diferentes moedas. Isso também permite utilizar uma única escala de valores tanto para os Fluxos de Caixa quanto para a Força Fundamental.

Agora, vamos analisar como a dinâmica dos Fluxos de Caixa se apresenta no Indicador de Força Fundamental. São três linhas de cores diferentes, localizadas acima do Histograma. Cada um dos fluxos corresponde a uma cor específica:

  • Fluxo de caixa operacional - linha verde;
  • Fluxo de caixa de investimento - linha laranja;
  • Fluxo de caixa financeiro - linha vermelha.


Desta maneira, eu posso rastrear as dinâmicas do Fluxo de Caixa da empresa no tempo.

snapshot

Para interpretar a dinâmica dos Fluxos de Caixa, presto atenção nos seguintes padrões:
- Como os fluxos de caixa são posicionados uns em relação aos outros;
- Em que zona está localizado cada um dos fluxos de caixa - no positivo ou no negativo;
- Qual a evolução de cada um dos fluxos de caixa;
- Quão volátil é cada um dos fluxos de caixa.


Como exemplo, vamos olhar para várias empresas de forma a interpretar a dinâmica dos seus Fluxos de Caixa.

John B. Sanfilippo & Son, Inc.
snapshot

Essa é a situação ideal para mim: o fluxo de caixa operacional (linha verde) está acima dos outros fluxos de caixa, o fluxo de caixa de investimento (linha laranja) está próximo de zero e praticamente inalterado, e o fluxo de caixa financeiro (linha vermelha) se mantém consistentemente abaixo de zero. Essa imagem mostra que a empresa se sustenta por meio de seu fluxo de caixa operacional, não aumenta sua dívida, não gasta uma quantia substancial de dinheiro em compras caras e mantém (não vende) seus ativos.

Parker Hannifin Corporation
snapshot

Com um fluxo de caixa operacional estável (linha verde), a empresa implementa programas de investimento por meio da captação de recursos adicionais. Isso é perceptível pelo aumento do fluxo de caixa financeiro (linha vermelha) e pela diminuição simultânea do fluxo de caixa de investimento (linha laranja), com uma significativa queda em áreas negativas. Aparentemente, o fluxo de caixa operacional não é suficiente para concretizar os investimentos planejados. É preciso questionar a sustentabilidade de uma empresa que investe em seu desenvolvimento utilizando recursos emprestados.

Schlumberger N. V.
snapshot

A interligação caótica dos fluxos de caixa fora da faixa de Força Fundamental (-15 a 15) indica a vida agitada da empresa, mas para mim é um indicativo de alto risco de suas ações. E como podemos ver, a Força Fundamental só começou a se fortalecer no último ano, quando a aparência externa do fluxo de caixa se normalizou.

Assim, quando a Força Fundamental de duas empresas é igualmente boa, utilizo um filtro adicional na forma da dinâmica do Fluxo de Caixa. Isso me ajuda a esclarecer meu interesse por essa ou aquela empresa.

Concluindo a série de artigos sobre o Indicador de Força Fundamental, gostaria de apresentar conclusões gerais e falar sobre os riscos.

Qual é o valor do Indicador de Força Fundamental:
- permite uma avaliação quantitativa do desempenho financeiro de uma empresa em pontos (de -15 a 15 pontos);
- permite acompanhar visualmente como o desempenho financeiro da empresa mudou (positiva/negativamente) ao longo do tempo;
- permite rastrear visualmente o movimento dos principais fluxos de caixa ao longo do tempo;
- agiliza o processo de seleção de empresas para sua lista de prioridades (se você está focado nos resultados financeiros ao selecionar empresas);
- protege contra investir em empresas com fundamentos fracos e medíocres.


Requisitos mandatórios para se usar o indicadorMandatory requirements for using the indicator:
- funciona apenas em um intervalo de tempo diário;
- aplica-se apenas às ações de empresas públicas;
- são necessários os demonstrativos financeiros da empresa dos últimos 4 trimestres ou mais;
- é necessário possuir os dados do Balanço Patrimonial, Declaração de Renda e Demonstração do Fluxo de Caixa, necessários para o cálculo.


Se pelo menos um dos componentes necessários para se calcular a Força Fundamental estiver faltando a mensagem "no data to calculate the Fundamental Strength correctly" é mostrada. No mesmo caso, mas para os fluxo de caixa operacionais, a mensagem "no data to calculate the Operating Cash Flow correctly" é mostrada, e similarmente em outros fluxos.

snapshot

Isenção de responsabilidade de risco:
Ao trabalhar com o Indicador de Força Fundamental e o filtro adicional na forma dos Fluxos de Caixa, é importante compreender que a publicação do Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultados e Demonstração do Fluxo de Caixa ocorre algum tempo após o término do trimestre financeiro. Isso significa que novos dados relevantes para o cálculo só serão disponibilizados após a publicação dos novos demonstrativos. Nesse sentido, pode haver uma mudança significativa nos valores do Indicador após a publicação dos novos demonstrativos. A magnitude dessa mudança dependerá tanto do conteúdo dos novos demonstrativos quanto do número de dias entre o término do trimestre financeiro e a data de publicação dos demonstrativos. Até a data de publicação dos novos demonstrativos, os dados relevantes mais recentes serão utilizados para os cálculos.

Gostaria de chamar sua atenção para o fato de que o cálculo da Força Fundamental e dos Fluxos de Caixa requer a disponibilidade de dados para todos os parâmetros do modelo de avaliação. Ele utiliza dados exclusivamente disponíveis no TradingView (não há conciliação com outras fontes). Caso falte pelo menos um parâmetro, passo para a análise de outra empresa para continuar usando o indicador.

Assim, o Indicador de Força Fundamental e o filtro adicional na forma dos Fluxos de Caixa permitem avaliar os resultados financeiros da empresa com base nos dados disponíveis e na metodologia que criei. Uma simples visualização na forma de um Histograma de três cores, uma linha azul e três linhas grossas de Fluxo de Caixa reduzem significativamente o tempo necessário para selecionar empresas com fundamentos sólidos que se encaixem nos critérios do modelo selecionado. No entanto, este indicador e/ou sua descrição e/ou exemplos não podem ser usados como o único motivo para comprar ou vender ações ou para qualquer outra ação ou inação relacionada a ações.
becapyBeyond Technical AnalysiseducationFundamental Analysisfundamental-analysisindicatorsinvestmentslong-term-traderatioanalysisstrategyvalueinvesting

🏅Follow the Golden winner of TradingView Community Awards 2023:

tradingview.com/u/Be_Capy

📊For free access to the Fundamental Strength Indicator and Rainbow Indicator, please send me a message at TradingView or becapy@yahoo.com.
Aussi sur:

Publications connexes

Clause de non-responsabilité