Muitos se perguntam quais foram os motivos que levaram dois dos maiores mercados mundiais (EUA e Europa) a enfrentarem os atuais problemas bancários nas últimas semanas. E uma das principais respostas para tal pergunta são as consequências recentes dos aumentos mais rápidos das taxas de juros desde o início da década de 80.

Esse aumento excessivo das taxas bancárias evidenciaram de forma muito clara a fragilidade financeira atual, com a expectativa dos bancos centrais cortarem as taxas para socorrer o mercado, como fizeram em passados recentes. Mas será que essa atitude trará o efeito esperado?

Um ponto que muitos analistas estão levando em consideração é que os Bancos Centrais precisam continuar sua luta contra a inflação elevada atual, recorrendo para outras ferramentas a fim de buscar a estabilidade financeira de suas economias. Um exemplo claro disto foi a atitude do Banco Central Europeu que aumentou as taxas em 0,5% na semana passada, mesmo com todos os problemas vivenciado pelo Credit Suisse.

Agora a tarde, o FED manteve o aumento previsto de 0,25% da taxa de juros dos Estados Unidos, buscando assim manter o controle de uma inflação que já é considerada alta e persistente na maior potência do mundo. Diante tudo isso, chegamos a uma conclusão importante: os investidores precisam ficar mais atentos e ágeis neste novo regime de mercado atual.

Todas as tensões bancárias que abalaram os mercados ao longo dos anos são bem diferentes umas das outras, mas o que todas elas têm em comum é que os mercados agora estão examinando e percebendo as vulnerabilidades bancárias através das altas taxas de juros impostas pelos bancos. Os problemas surgidos recentemente pelos bancos são conhecidos há muito tempo, e a regulamentação bancária estão cada vez mais rígidos.

Diante tudo isto só nos resta uma pergunta: quais ferramentas podem ser utilizadas em busca de estabilidade financeira? A resposta para esta pergunta são as chamadas reservas de valores, como as terras agriculturáveis, o ouro e o Bitcoin. A reserva de valor é uma estratégia fundamental para todos aqueles que desejam proteger o seu dinheiro da desvalorização ao longo do tempo. Ao escolher a forma de investimento mais adequada, você garante que o seu patrimônio mantenha o seu valor real e esteja disponível quando for necessário.
Trend Analysis

Clause de non-responsabilité