SPX
US10Y
US02Y

A famosa curva negativa.

Esse conceito de mercado é usado quando os US02Y ou US03Y, operam em níveis superiores que os de US10Y, esse comportamento costuma antecipar recessões, mas por que isso acontece?

A inversão na curva de juros produz distorções à funcionalidade esperada do sistema financeiro.

Em condições “normais”, a captação de recursos no curto prazo para aplicação em prazos superiores é utilizada para proporcionar arbitragem positiva, entre as taxas de juros do passivo (pagas) e ativo (recebidas), estratégia sujeita aos limites da capacidade de rolagem dos passivos e captação de novos recursos.

A disponibilidade de ativos com maior prêmio e liquidez US02Y e US03Y, torna menos atrativo ofertar recursos para prazos mais longos < US10Y, e mais onerosa a captação para quem demanda recursos para prazos mais curtos.

Então a curva de juros é considerada uma espécie de termômetro do que vem pela frente em uma economia, e é a representação gráfica do quanto os investidores estão cobrando para emprestar dinheiro em diferentes prazos, e uma vez que ela está invertida, quer dizer que está mais caro tomar financiamento no curto do que no longo prazo – uma coisa incomum, porque datas mais distantes de pagamento significam riscos maiores para quem faz o empréstimo.

Na economia americana um fato amplamente documentado é que a inversão da curva de juros (isto é, quando há um diferencial negativo entre os rendimentos dos títulos de longo prazo em relação aos de curto prazo) é um bom indicador antecedente de períodos de contração da economia em um horizonte de quatro a seis trimestres à frente.

Conforme os dados disponíveis no site do Federal Reserve, a inversão da curva de juros precedeu todas as recessões americanas desde 1950, com a exceção de um sinal falso em 1967.

Há também evidências de que indicadores dessa natureza são previsores importantes de períodos de contração da economia em outros países.

Mas tem algum ponto positivo nesse cenário incomum de inversão? Sim, nesses momentos de maior incerteza temos uma brecha interessante para comprar boas empresas a preços baixos.

Isso ocorre porque após o ciclo de aperto monetário, a economia costuma enfraquecer, nesse período os ativos de risco sofrem, considerando que suas projeções futuras vão sofrer devido ao cenário, então muitos dos participantes do mercado buscam a segurança em títulos, outros buscam antecipar a recuperação considerando que assim que esse ciclo CORRETIVO, um novo CICLO DE ALTA tende a manter as empresas perenes e dar luz a muitas novas empresas que surgem diante de cenários desafiadores.

No dia 06/01/22 observamos o fim de um ciclo de alta!

🚨 "Fed sinaliza alta de juros mais cedo e de forma mais rápida" 🚨


SPX
(tradingview.com/x/sOyOLheJ)
(tradingview.com/x/vGghK1QR/)

NASDAQ
(tradingview.com/x/YnzSi0Ui)
(tradingview.com/x/wNGF154f/)

P500 07/03/22
SP500 07/03/22




Note
snapshot
Note
Recessão contratada para 2023
snapshot
Note
O preço do petróleo apoia essa desaceleração econômica.
snapshot
snapshot
Note
Será que vamos seguir nessa dinâmica?
snapshot
snapshot
Beyond Technical AnalysisChart PatternsFundamental AnalysisUS02YUS10YUS10Y-US02Y

🚀TELEGRAM🚀

Comunidade Free
t.me/powerinc

Site 🌍 powerinc.trade

🔷Abra sua conta na BingX e apoie meu trabalho!
bingx.com/partner/powerinc
Na BingX, você pode operar criptomoedas diretamente pelo TradingView✅
Aussi sur:

Publications connexes

Clause de non-responsabilité