ÓBVIO – KISS – KEEP IT SIMPLE, STUPID!

Na análise técnica temos a tendência de abrir nossa caixa de ferramentas e espalhar indicadores a torto e a direito sobre o gráfico, na esperança de obter um vislumbre do futuro que nos tornará milionário. Muitas vezes somos tentados até a desenvolver novos indicadores “revolucionários” que nos enriquecerão, tanto com a utilização deles quanto com os livros e palestras que vamos vender em cima da “idéia de ouro”.
É fácil a gente ficar hipnotizado pelas linhas coloridas e se perder no cipoal de indicares pomposos de um gráfico de análise técnica, que nos fazem parecer gênios quando conseguimos, afinal, entendê-los. Mas na realidade eles agregam nenhuma ou muito pouca informação útil ao gráfico de preços, que permita melhorar o desempenho do operador. Ao contrário, confundem nossa capacidade analítica e anuviam nossa percepção, prejudicando o poder decisório. Sem contar que, em geral, os indicadores nada mais são do que uma representação modificada ( para pior ) do movimento do preço.
Tomemos alguns exemplos com os indicadores mais comuns.
Linhas de médias – é um indicador super atrasado! Se vc decidir comprar quando elas se cruzam da primeira vez, você acabou de perder o bonde; se vc decide vender quando elas se cruzam da segunda vez, você acabou de passar do seu ponto de descida e não aproveitou o máximo do rally.
IFR – nada projeta no futuro, vale o mesmo que foi dito para as linhas de média, porque nada mais são do que linhas de média com outra configuração.
Stochastic Oscillator – tudo o que foi dito para os indicadores vale para este. Não passa de combinação de linhas de médias, mas tem gerado mais dinheiro ao criador desse indicador do que os lucros dos seus usuários.
Isso tudo nos remete à frase do título, “Keep it Simple, Stupid!”, criado por um engenheiro americano da Lockheed a serviço da marinha, Kelly Johnson. O princípio preconiza que a complexidade deve ser evitada em qualquer design, projeto ou sistema, que devem ser tão simples quanto possa ser entendido pelo menos competente dos usuários, pois isso garante maiores níveis de compreensão, aceitação e interação com o usuário (e maiores lucros).
Mas então, qual é a minha sugestão de operação com a análise técnica? Se você realmente se sente atraído pelo colorido das linhas, utilize no máximo um indicador, além do gráfico do movimento do preço.
Se quiser fugir das cores feéricas e das linhas decorativas, utilize a análise de candles combinado com linhas de suporte linhas de suporte e resistência, além de observar os padrões de comportamento do preço tais como, picos fundos (simples, duplos, triplos, etc.) e formações do tipo O-C-O Ombro - Cabeça – Ombro dentre outros, além das linhas de tendência.
É uma boa idéia também é acompanhar a “big picture” utilizando gráficos semanais.
O mais importante de tudo, confirme reversões e consistência dos movimentos do preço por meio do comportamento do VOLUME. E também, fique atento às notícias que possam impactar o ativo que você escolheu para operar!

Disclaimer: esta ou qualquer outra IDÉIA publicada de minha autoria não é de forma alguma qualquer recomendação de investimento. A cabeça é tua e a decisão de investimento também.



Sobre KISS
uxdesign.blog.br/a-origem-do-keep-it-simple-stupid-kiss-b24085dc1327

Sobre VOLUME
investopedia.com/articles/technical/02/010702.asp
investopedia.com/ask/answers/041015/why-trading-volume-important-investors.asp

Sobre PADRÕES DE COMPORTAMENTO DE PREÇOS
investopedia.com/articles/technical/112601.asp



Beyond Technical Analysis

Clause de non-responsabilité