Operações estruturadas e seu potencial

Operações estruturadas são estratégias que envolvem ações e opções na mesma operação, ou, opções e opções, também na mesma operação. Basicamente esse é o significado da expressão.

Opções permitem que você compre ou venda algum ativo, numa data futura, por um determinado preço. Assumindo esse direito com posições montadas em ações, você se protege e permite ganhos exponenciais.

Se não tem dinheiro para comprar um papel, por exemplo, mas vai receber dividendos no próximo mês, que o permitirão comprar mais ações, pode adquirir opções que te dão o direito de comprar, no futuro, por um preço mais baixo.

Não sabe se os preços vão cair e te levar ao prejuízo? Então compre opções de venda que, caso os preços caiam, vão te permitir vender os papéis por um preço mais alto, eliminando por completo um possível prejuízo.

O mercado está confuso e não sabe se os preços vão subir ou cair? Então compre opções de compra e venda ao mesmo tempo, em determinado strike, com a mesma data de vencimento, ganhando em qualquer cenário.

As possibilidades de operações estruturadas são diversas. Associadas com Análise Técnica, o potencial é absurdo. Afinal, sabemos, pelos gráficos, quais os pontos de suporte e resistência que os preços vão lutar.

Você pode até adquirir um dever de comprar ou vender uma ação, ao vender uma opção ao invés de comprar. A relação com a opção, neste caso, é inversa. Vendendo uma opção de compra, você poderá ter o dever de vender a ação.

Se vender uma opção de venda, poderá ter que comprar a ação. Eu digo “poderá”, porque a outra parte que compra a opção, tem o direito de exercê-la, podendo fazer isso ou não, afinal, é um direito e não uma obrigação.

Portanto, esses são os conceitos base do que sejam operações estruturadas. Claro que não dá para abordar todas que existem neste texto. Mas espero que tenha conseguido passar uma ideia do que são, abrindo sua mente para esse universo fantástico.

Renan Antunes
alemdaanalisetecnicaalemdaatanalisetecnicaBeyond Technical AnalysisCALLderivativosestruturadasopcoesput

Aussi sur:

Publications connexes

Clause de non-responsabilité