O day trade é como jogar uma bolinha de gude dentro de um buraco com 10 centímetros de diâmetro, a uma distância de 5 metros. O nível de desafio é igual. O operacional é diferente mas o aspecto emocional é idêntico.

Quanto menor o prazo que você opera, menor é o buraco. Quanto maior o prazo, maior o buraco. Logo, é “mais fácil”, operar em prazos maiores. Não acho que “mais fácil” seria a expressão ideal, mas sim maiores chances de acerto.

Quando olhamos para um gráfico de 60 minutos, estamos vendo o resultado de todo volume financeiro que move os preços neste prazo. Obviamente, o volume que movimenta os preços no gráfico de 5 minutos é bem menor.

É por isso que os preços oscilam muito no gráfico de 5 minutos. Os indicadores podem estar totalmente alinhados mostrando tendência de alta, mas a força que movimenta aquela tendência é menor que a de uma tendência de alta no gráfico de 60 minutos.

É por esta razão que, se fizermos um back test em prazos maiores, o nível de acerto é maior. As tendências são construídas em cima de maiores forças. As ondas são maiores, mais simétricas e oscilam menos.

Se a força que move a tendência do gráfico de 5 minutos é menor, ela pode ser alterada a qualquer momento.Os indicadores podem estar alinhados no início do movimento de alta, mas essa alta pode durar poucos minutos.

Ao contrário de um movimento de alta no gráfico de 60 minutos, que, quando ocorre o padrão gráfico, os preços tendem na direção da tendência nas próximas horas, o que potencializa a relação risco/retorno.

Você pode operar o gráfico de 5 ou 15 minutos, mas monitorando o gráfico de 60, e entrando somente quando o de 60 mostrar momentum. Do contrário, não importa se os indicadores mostram alta nos prazos menores.

Alexander Elder, grande trader, grafista, escritor e médico psiquiatra, conta em seu livro “Como operar na bolsa de valores”, que ele só começou a acertar os trades quando aumentou o stop e passou a ter uma gordura, por conta dessa oscilação grande.

Gordura é importante no trading.
60minalexanderelderbacktestingBeyond Technical Analysisdaytradinggrafistastradetradertradesystemtrading

Aussi sur:

Publications connexes

Clause de non-responsabilité