Análise do BTCUSD de 08/02/2019: Padrão de Cunha

O BTCUSD (bitcoin/dólar) pode estar formando nos últimos dias um padrão gráfico conhecido como Cunha com implicações altistas. A Cunha é um padrão parecido com o Triângulo Simétrico, porém, seu vértice pode estar apontado para cima (Cunha de Alta) ou para baixo (Cunha de Baixa).

No caso do comportamento do BTCUSD, podemos ver que após o grande movimento de queda, que se estendeu entre novembro e dezembro, foi iniciado um movimento de alta que foi interrompido pela formação da Cunha de Baixa.

Apesar do nome Cunha de Baixa, essa cunha pode ter implicações altistas com o prosseguimento do movimento de alta anterior a formação. E, se já tiver feito o seu fundo, a projeção do movimento de alta se encontrará próximo de 4150 USD, devido a diferença entre o topo do padrão.

É possível perceber que o volume foi caindo com a formação da figura e agora está havendo o rompimento com elevação do volume de negociação. O que é desejado para que haja a confirmação.

O que pode fazer com que essa formação falhe ou não tenha muita força é que o rompimento já está se aproximando muito do vértice. Quando o ideal é que ele ocorra após percorridos dois terços do comprimento da cunha.

Marcos Nonaka é graduado em Controladoria e Finanças pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e investidor entusiasta desde 2002 no mercado financeiro.

twitter.com/marcosnonaka

Essa análise foi publicada originalmente em: marcosnonaka.wordpress.com/2019/02/08/analise-do-btcusd-de-08-02-2019-padrao-de-cunha/
Chart PatternsFlag

Aussi sur:

Clause de non-responsabilité