ReutersReuters

EUA finalizam US$ 1,1 bilhão em créditos para usina nuclear da Califórnia

A governo do presidente Joe Biden finalizou US$ 1,1 bilhão em créditos destinados a ajudar a manter aberta a usina nuclear Diablo Canyon da PG&E Corp, na Califórnia, disse o Departamento de Energia na quarta-feira.

O Programa de Crédito Nuclear Civil de 6 bilhões de dólares foi financiado pela lei bipartidária de infra-estruturas de 2021. o governo Biden criou o programa de crédito para ajudar as centrais nucleares existentes. Acredita que as centrais são essenciais para ajudar a combater as alterações climáticas e alcançar o seu objetivo do que chama de eletricidade 100% limpa até 2035.

O primeiro pagamento de prêmios, para Diablo Canyon, a última usina nuclear da Califórnia, está previsto para 2025. Os dois reatores de Diablo, que o Departamento de Energia disse fornecerem 9% da geração de energia da Califórnia, estavam programados para fechar em 2024 e 2025.

“Preservar a frota nuclear do país é fundamental não só para alcançar os objectivos de energia limpa da América, mas também para garantir que as casas e as empresas em todo o país tenham energia fiável”, disse Maria Robinson, directora do gabinete de implementação da rede no Departamento de Energia.

A indústria de energia nuclear dos EUA não tem um local permanente para colocar resíduos tóxicos e radioactivos, um problema que os seus críticos dizem que deveria ser resolvido antes de prolongar a vida útil dos reactores. Os críticos também dizem que a energia nuclear é demasiado cara para afetar a luta contra as alterações climáticas.

Friends of the Earth, um grupo ambientalista, processou a Comissão Reguladora Nuclear dos EUA por permitir que o Diablo Canyon continuasse funcionando enquanto analisam a renovação da licença de operação.

As centrais nucleares dos EUA têm sofrido nos últimos anos com o aumento dos custos de segurança e de materiais e com a concorrência com energias renováveis ​​e centrais que queimam gás natural em abundância. Mais de uma dúzia de reatores nos EUA foram fechados desde 2012.

Connectez-vous ou créez un compte gratuit à vie pour lire ces nouvelles

Plus de nouvelles provenant de Reuters

Plus de nouvelles