ReutersReuters

Problemas de fornecimento da Nvidia prejudicam entregas, mas mascaram demanda crescente

Points clés:
  • Empresa vende chips tão rápido quanto a contratada TSMC consegue fabricá-los
  • Novo chip Blackwell tinha falha de design inicial que foi CORREÇÃO - presidente-executivo da Nvidia
  • Aumento da produção deve pressionar margens brutas no curto prazo

Previsão de receita da Nvidia NVDA na quarta-feira decepcionou Wall Street (link), levantando questões sobre se o boom da inteligência artificial está diminuindo. Mas a resposta, de acordo com executivos, analistas e investidores da Nvidia, é um sonoro não.

Não faltam empresas ansiosas para criar novos sistemas de IA usando os chips superiores da Nvidia, e a maior empresa de capital aberto do mundo está vendendo-os tão rápido quanto sua fabricante de chips, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Co 2330, consegue produzi-los.

Nvidia prevê seu crescimento de receita mais lento (link) em sete trimestres na quarta-feira, o que fez com que suas ações caíssem 2,5% após o expediente, e disse que as restrições na cadeia de suprimentos levariam a uma demanda por seus chips excedendo a oferta por vários trimestres no ano fiscal de 2026.

Produzir esses chips é difícil, e uma falha encontrada em um deles no verão não está ajudando.

O novo chip carro-chefe da Nvidia, chamado Blackwell, é na verdade composto de vários chips que precisam ser colados em um processo complexo que a indústria de chips chama de embalagem avançada. Enquanto a TSMC está correndo para expandir a capacidade (link), a embalagem continua sendo um gargalo para a Nvidia e outras empresas de chips.

"Blackwell adiciona mais empacotamento avançado da TSMC do que chips anteriores, o que adiciona uma ruga", disse Ben Bajarin, presidente-executivo e analista principal da empresa de pesquisa Creative Strategies. Ele espera que a Nvidia tenha mais demanda do que pode fornecer durante todo o ano de 2025.

Erros da Nvidia agravaram os problemas.

A falha de design na Blackwell forçou a Nvidia a realizar o que ela chama de "mudança de máscara". O presidente-executivo Jensen Huang disse que a falha, que já foi CORREÇÃO, reduziu os rendimentos dos chips da Blackwell, que são a proporção de chips que saem da linha de fabricação totalmente funcionais.

Embora a Nvidia nunca tenha elaborado sobre a falha, chips complexos como o Blackwell podem levar meses para serem produzidos porque exigem centenas de etapas de fabricação. Muitas dessas etapas envolvem o brilho de luz ultravioleta através de uma série de máscaras complexas para projetar a imagem dos circuitos de um chip em um disco de silício - um processo semelhante à impressão do chip.

A mudança de máscara parece ter atrasado os cronogramas de produção da Nvidia e custado dinheiro, disseram analistas.

"Existe o risco de que os gargalos piorem em vez de melhorar, e isso pode prejudicar as projeções de receita", disse Michael Schulman, diretor de investimentos da Running Point Capital.

Durante uma teleconferência com investidores, executivos da Nvidia disseram que a empresa enviou cerca de 13.000 amostras de seu novo chip e espera superar suas estimativas iniciais de vender vários bilhões de dólares neste trimestre.

"Estamos no início da nossa rampa de produção, que sempre vem com oportunidades para melhoria de rendimento", disse Huang à Reuters na quarta-feira. "Estamos acelerando Blackwell de zero para algo extremamente grande. Por definição, as leis da física diriam que há um limite para a rapidez com que você pode acelerar."

No curto prazo, espera-se que o aumento da produção pressione as margens brutas.

Os executivos da Nvidia alertaram os investidores que as margens da empresa cairiam vários pontos percentuais, para a faixa de 70%, até que os problemas de produção fossem resolvidos.

Hendi Susanto, gerente de portfólio da Gabelli Funds, que detém ações da Nvidia, disse que não há dúvidas de que a demanda pelos chips da empresa permanecerá "absolutamente e excepcionalmente forte" no futuro próximo.

"O foco principal é o fornecimento — quanta oferta a Nvidia pode produzir", disse ele.

Connectez-vous ou créez un compte gratuit à vie pour lire ces nouvelles

Plus de nouvelles provenant de Reuters

Plus de nouvelles