O que aconteceu com USDBRL entre 2010-2016 em 7 eventos

(A) 1a Eleição de Dilma Rousseff
(B) Início do rally do DYX US Dollar Index
(C) Reeleição de Dilma Rousseff
(D) Eduardo Cunha, presidente da Câmara de Deputados, aceita pedido de impeachement da Presid. Dilma Rousseff
(E) Câmara de Deputados instaura processo de impeachment de Dilma Rousseff, com mais de 2/3 dos votos
(F) Enfraquecimento do rally do DYX
(G) Referendo brexit

É interessante comparar a evolução percentual do par dolar americano x real (USDBRL) com a evolução do DYX, índice que compara valor do USD com cesta de principais moedas do mundo. De 2010 a 2016 houve uma valorização do USD de uma forma geral, mas o impacto na moeda brasileira foi extraordinário.
Note como surge uma diferença significativa entre a evolução percentual dos índices já no segundo ano do mandato de Dilma, em 2012, quando o USDBRL cresce cerca de 10% a mais que o DYX. Essa diferença será fortemente ampliada após a releeição, chegando a um pico de mais de 100% no início de 2016.
No contraponto, os sinais de troca de governo forçam uma tendência de queda para o par USDBRL, já em Fevereiro-2016, reduzindo a diferença percentual. Somada a queda experimentada pelo DYX a partir de Maio-2016, o movimento de USDBRL ganha ainda mais vigor. Mas até quando? Esse movimento de entrada de dolares é tido pelos analistas com um dos principais drivers da tendência bullish da Bovespa (IBOV) nos últimos meses.

Comentários são muito bem vindos!
Bearish PatternsbrasilbrazilBullish PatternsdyxIBOVUSDBRL

Clause de non-responsabilité