Olá senhores!
Aqui temos o que podemos chamar de um dos principais conceitos de análise técnica.

Podemos observar claramente, um canal ascendente a nível de WS (gráfico semanal). Fortemente marcado em D1, por um corredor constante entre as flutuações de preços, que tem suas paralelas azuis, matematicamente equidistantes.

A nível de fractal (em linhas laranjas internas). Temos igualmente um canal "de sombra". Proporcionalmente menor e participativo, normalmente encontrado entre 25 e 41% da largura de seu pai.
Para este caso em particular. Julguei (até o momento) desnecessário marcar a linha de 50% (centro do canal). No entanto, fiz questão de marcar as contagens de ondas (pernas), para destacar o que achei de tão especial nesta formação.

Do que se trata esta formação?
Conforme introduzi anteriormente; Visualmente todo canal (descrevendo de forma genérica) pode ser descrito por duas Linhas de Tendência paralelas (L.T suporte), que ligam os mínimos principais e outra L.T equivalente. Sendo a resistência entre os máximos principais.

Em caso de um crescimento significativo dos preços, o canal tem uma inclinação positiva.
Em caso de uma queda significativa dos preços, o canal tem uma inclinação negativa.
Embora pareça desnecessário dizer que quando a formação se inclina para baixo (da esquerda para direita). Chamamos de Canal Descendente, ao passo que quando se inclina para cima. O chamamos de canal Ascendente. Mas, alguns operadores costumam inverter propositalmente esta nomenclatura. Porque?
Bem... Isso só faz sentido, quando passamos para a interpretação (o que esperamos) desta formação, para breve. Vamos a ela!

Interpretação:
Para não causar mais confusões, do que esclarecimentos. Vou chamar o canal "que sobe" de ascendente. E o que "desce", de descendente. E depois, ficará mais fácil explicar o porque da "inversão dos nomes".
O canal descendente neste caso, significa que a oferta de Euros sobre Dollar Americanos, excede a demanda. Vale notar que: A prévia ao rompimento da linha superior do canal, vem acompanhada de uma interação maior com sua região de 50% e seus fractais internos. Isso significa, que a "festa da venda" de euros, esta chegando ao seu fim. Mas claro, há ainda mais "outros sinais" além destes.

Até que a formação seja rompida pela primeira vez (o que necessariamente, não confirma a sua concretização do seu ciclo). Espera-se que o preço fique dentro dos limites de suas paralelas, que atuam como suporte e resistência.

Confirmação: Mas o que esperamos para este gráfico, afinal?
Além de maior interação com seus fractais internos (descritos no inicio). Canais tem por habito, cumprirem seus ciclos revelando mais alguns "sinais" prévios.
Durante sua interação maior com seus fractais internos, é comum termos movimentos com os registrados nas pernas 2, 4, 6 e 8. Onde o preço, até tenta ser "errante" ou "rebelde". Mas inevitavelmente, segue dentro do canal. Afim de cumprir o movimento esperado naquele ciclo. Ficando cada vez mais "errante" a medida que o numero de "ondas" ou "pernas" aumenta.
Outro detalhe interessante a se observar, é que não atoa onde este movimentos "quase falhos" são observados, é quase sempre nas pernas pares (para canais descendentes, como este). Isso ocorre porque há uma força cada vez maior, tentando resistir a este movimento de baixa. Ainda assim, entre outros detalhes comuns em canais: É que eles costumam cumprir seus ciclos entre 7 e 13 pernas. Em alguns casos historicamente muito excepcionais: Até 21 pernas (ondas).

Do rompimento e possíveis entradas:
Além da linda amizade que fizemos com os fractais, no decorrer desta formação. Notou alguns números "soltos pelo caminho". Quais detalhes interessantes e úteis eles nos revelam? Bem... Vamos a eles!
Temos para esta formação os fractais traçados com 33 e 67% (métrica obtida a partir da media de preços entre 25 e 41% da formação principal) traçada internamente com linhas laranjas. A partir deste ponto, sugiro que os cometidos por Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), abandonem a leitura. Pois, o valor 33 é obtido sempre que tentamos dividir o valor 100 (total de uma porcentagem) por 3 (1/3). O que resulta em uma dizima periódica (33.333...), o que para fins práticos. Podemos arredonda-lo para 4. Na esperança de obtermos um valor mais próximo a 1/3,333... Resultando em um valor real próximo de 3~4 (algo entre 1/3... e 1/4 em conjuntos irreais ou 7 e 8 para conjuntos de números reais). Desta forma podemos ir a qualquer calculadora e obtermos a coordenadas para dos movimentos (passados e esperados para este canal). Mas Victor, qual a finalidade pratica disto?!

Como vimos anteriormente, os fractais podem nos dar uma melhor leitura dos comportamentos internos da formação, o que pode nos ser útil, não apenas para obter melhores entradas internamente. Bem como, também nos serão uteis para quando o padrão de baixa, for por fim, rompido. As pernas de rompimento é um outro exemplo (7, 14, e 21...) são múltiplos de 7 e as frações deste numero (lembre-se que é um valor entre 7 e 8) são as derivações do movimentos internos... Para os mais apaixonados, podemos usar uma HP12-C com 4 casas decimais, para obtermos uma "linda coincidência" entre a deriva matemática e os movimentos internos desta formação. Para os que tiverem um inclinação por esquizofrenia, (não sugiro) repetir esta observação em todos os canais que você mesmo já analisou no passado. Para observar como isto se repete...

Ainda sobre pratica: Para uma melhor confirmação do rompimento e buscando uma melhor entrada, romper pela primeira vez a formação principal. É comum que o preço esbarre na distancia do seu fractal, mas desta vez externamente. O que para este gráfico é algo entre 25 e 41%, e volte para fazer da sua antiga resistência, suporte. Vale lembrar que 25 + 8 resulta em 33. Ao passo que 41 - 8 = 33. Senhores. Caso repitam esta mesma observação, sugiro que primeiro demarquem os fractais internos e depois com o apoio de uma ferramenta de analise, comparem o valor obtido matematicamente. Assim, para havendo margem para vieses de confirmação (o que é extremamente tentador para a mente). O que pode ocorrer, caso primeiro façam os cálculos para só depois, demarcarem as LTs. A tendência é que você se prenda a um viés, nada saudável.

Devido a este comportamento, altamente refém dos fractais. Testemunhei em algumas rodas de operadores. Os canais inclinados para baixo (com desfecho de alta), sendo chamados de canais altistas. E os inclinados para cima (com desfecho de baixa), sendo chamados de canais baixistas. Particularmente, acho esta ambiguidade de nomes irrelevante para quem observando o gráfico, conhece os comportamentos descritos a cima.

Há muitos outros "detalhes" e "coincidências matemáticas" que poderíamos discorrer sobre esta formação. Que é praticamente, uma obra de arte viva em andamento. No entanto, correndo o risco de ser demasiado extenso, monótono e desconhecendo o interesse por este tipo de estudo/exposição. Fico por aqui, na esperança de que os interessados manifestem seu apoio (quem sabe até financeiro) para mais conteúdos como este. Mais sucintos (curtos) ou extensos (completos)...

Grato por sua leitura!
.[aperto de mão]
Note
Caso já não tenham entrado em alguma operação deste par. Observem as oportunidades durante a retração negativa, que esta a se realizar agora. É onde (a meu ver), as verdadeiras entradas, estão. E com ela, uma verdadeira enxurrada de obediências matemáticas. Fazendo o EUR/USD parecer um relógio suíço, de tanto sincronismo matemático:
Para continuidade deste estudo; Tracei uma régua, o "Canal de Fibonati" com [0, 0.236, 0.5, 0.786, 1, 1.272, 1.1618...], vale lembrar que estes valores (além do 1.2672) já vem setados por padrão na ferramenta. E que por si só, além de funcionar como régua, já demarca automaticamente os demais fractais e projeções mencionadas. Porém, não traçadas no inicio desta postagem (incluindo a linha central de 50%). Mas sinceramente, estou um tanto desanimado. Uma vez que, não vi nenhum pedido; Pela continuidade, de modo que ainda não sei de fato. Se há uma demanda real para atualizarmos e seguirmos, esta analise/estudo gráfico.

Imagem anexo:
snapshot

izaias1986, caso não tenha conseguido utilizar a régua, para vislumbrar as retrações, fractais e projeções desta formação. Ou tenha alguma dificuldade, em visualizar o que descrevi no começo, esta ferramenta (Canal de Fibo) é uma ótima ferramenta para isso. Aos demais, caso queiram ver mais. Entrem em contato, igualmente; Mobilizando amigos e colegas por pedidos de continuidade, nos comentários desta publicação.

Agradecimentos especiais e Renan268, um dos meus maiores incentivadores para que eu escreva um livro sobre técnicas para o mercado financeiro internacional (em um futuro breve). E a Helouise Dayane, por revisar de forma heroica, todos os meus textos, antes de cada publicação. Além é claro, de todos que já deixaram seus comentários neste estudo. Para que ele siga se desenvolvendo e nos aprimorando...

Esta gostando e quer ver mais, lembrou de alguém? Já sabes o que fazer...
Conto com todos vocês. E grato por sua leitura!
.🤝
Note
snapshot
*BRINDE: Padrão de reversão OCO.
Note
Senhores...

Aos que estão acompanhando este estudo. Após o próximo pulback de venda (caso já não tenham observado os movimentos anteriores) é proibido vender!

Aos que vieram no meu chat privado, tirar suas dúvidas. Ficarei ainda mais agradecido, se postarem suas dúvidas como comentário, na publicação deste estudo (aqui a baixo). Pois, acredito que por se tratar de um conteúdo educacional, ajudará outros que possam ter as mesmas perguntas. Evitando que que eu seja repetitivo aos responde-los individualmente. Além de alcançarmos o máximo de interessados, possível. Enriquecendo este conteúdo, a todos (iniciantes e veteranos).

Meus agradecimentos ao time do TradingView, por fixarem de forma permanentemente. Esta postagem como referência, no mural educacional da plataforma. E aos mais de 900 apoiadores, individuais.

Muito obrigado, pelo carinho de todos!
Note
snapshot
*BRINDE: Canal em H4

Fim da proibição de venda:
Segue marcação adicional com o operacional (quase completo) do que estou utilizando para realizar minhas próprias operações e estudos, sobre este ativo. Trata-se de um canal filho, com as mesmas características. Porém, inversamente proporcional (com desfecho de baixa), e em escala 1:6 (H4). Com ele é possível seguirmos a contagem da 6ª perna (alta atual), para a 7ª perna. Onde teremos entradas ainda melhores, daqui para afrente (tanto de compra, quanto de venda). No entanto, as posições de venda (logo a diante) ficam por prêmio restrito, a quem fez a lição de casa.

Como disse no inicio e repito: Conto com a sua interação e incentivos, para continuar com as atualizações desta publicação.
Muito obrigado a todos!

Meu telegram: t.me/levymac - @levymac
Chart PatternseducationfractalstrategyhamonicpatternsmatematicadotradeTrend AnalysisWave Analysis

Publications connexes

Clause de non-responsabilité