Mercado morno esta semana e hoje 19/06/24 não foi diferente. Feriado nos Estados Unidos e expectativa sobre a decisão que será tomada pelo Comitê de Política Monetária - COPOM, muito interessa a todos nós que operamos no Mercado de Renda Variável e afins.
Mas afinal o que é bom para quem opera neste Mercado? Vamos entender melhor as variáveis envolvidas.
A taxa de juros, também conhecida como Selic, é uma ferramenta fundamental usada pelo Banco Central do Brasil para controlar a economia do país. Ela influencia diretamente diversos aspectos econômicos, incluindo o mercado de renda variável, o desenvolvimento econômico, e a geração de empregos e até renda ( trabalho não formal).
A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela serve como referência para outras taxas de juros praticadas no mercado, como as de empréstimos, financiamentos e investimentos. Está tudo interligado. Quando o Banco Central ajusta a Selic, ele está tentando controlar a inflação e influenciar o crescimento econômico.
O mercado de renda variável, este mesmo que aqui praticamos é altamente sensível às mudanças na taxa de juros: Quando a taxa de juros aumenta, o custo de tomar dinheiro emprestado também sobe. Empresas que dependem de financiamentos para crescer ou expandir suas operações enfrentam custos maiores, o que pode reduzir seus lucros futuros e desanimar investidores.
Juros altos tornam os investimentos em renda FIXA como o Tesouro Direto, por exemplo, algo mais atraente. Isso pode levar investidores a retirada, sim , retirada de dinheiro do mercado de ações para investir em alternativas mais seguras e com retornos garantidos, resultando em queda e principalmente diminuição nos preços das ações e também diminuição na intensidade prejudicando operações mesmo que de curtíssimo prazo. Tudo fica mais difícil além das incert4ezas que são geradas.
Taxas de juros mais altas também afetam o consumidor. Empréstimos e financiamentos ficam mais caros, reduzindo o poder de compra das famílias. Com menos dinheiro sendo gasto, as empresas vendem menos, o que pode afetar suas receitas e, consequentemente, seus valores de mercado.
A taxa de juros não afeta apenas o mercado de ações; ela tem um impacto amplo na economia do país. Juros altos encarecem o crédito, desestimulando investimentos em novos projetos e expansão. Isso pode retardar o crescimento econômico, pois as empresas investem menos em inovação e infraestrutura. Com menor crescimento econômico, as empresas podem contratar menos ou até reduzir o número de funcionários. A falta de novos investimentos e a redução do consumo invariavelmente levam ao aumento do desemprego.
O principal motivo pelo qual o Banco Central aumenta a taxa de juros penso que é controlar a inflação. Juros altos tendem a reduzir a quantidade de dinheiro em circulação, diminuindo a pressão inflacionária. No entanto, se a taxa de juros for alta demais por muito tempo, ou mesmo cair homeopaticamente, pode retardar ou até frear o crescimento econômico.
Enfim, trata-se de uma importante decisão sendo necessário avaliar o equilíbrio entre todas as partes afetadas.
Agora só nos resta saber qual será a decisão que sairá desta reunião sendo que a maior probabilidade é que se mantenha estável ou uma queda pouco expressiva e vc oque espera?
Siga-nos para receber análises diárias do Mercado Brasileiro, Americano(ing) e Criptomoedas (ing), assim como atualizações referentes ao desempenho e das metas alcançadas
Se foi útil de alguama forma dê um clique no "foguete " para que chegue a outras pessoas.
Les informations et les publications ne sont pas destinées à être, et ne constituent pas, des conseils ou des recommandations en matière de finance, d'investissement, de trading ou d'autres types de conseils fournis ou approuvés par TradingView. Pour en savoir plus, consultez les Conditions d'utilisation.