Nesta breve ideia, viso mostrar as minhas considerações sobre este método, mas antes, é importante entender o que é este indicador.
Boa leitura!

Desenvolvida pelo jornalista japonês Goichi Hosoda no final da década de 1930, o indicador Ichimoku Clouds, técnica de análise de tendência sob
candlesticks, somente chegou ao público no fim da década de 1960. Foram trinta anos desenvolvendo esta prática que
consiste quando o ativo está em tendencia (de alta ou de baixa), usa-se médias móveis em posição aos preços de fechamentos das
velas com as variáveis de 50% dos máximos e mínimos. A técnica também leva o a teoria do tempo projetando as médias futuras, projetando a "nuvem", regiões de preços a serem defendidas ou vencidas, e por fim, decorrerá com movimentos de ondas e preço alvo por seus suportes e resistências.

Para tal, as médias móveis plotadas são identificadas com os seguintes nomes e variáveis:

- Tenkan-sen = É a linha de tendencia móvel do método, é a média rápida do método.
Consiste na maior alta + baixa mais baixa dividido pelos 2 últimos 9 períodos.

- Kijun-sen = Linha de Suporte ou Resistência móveis dos preços (em analogia as médias exponencias de 21 periodos usadas por diversos grafistas mundiais).
Consiste na maior alta + menor baixa dividido pelos 2 nos últimos 26 períodos.

- Senkou span A = É o primeiro suporte quando o preço está acima deste nível, ou de resistência quando o preço está abaixo deste nível,
o Calculo é Tenkan-sen + kijun-sen dividida por 2 traçado 26 períodos à frente.

- Senkou span B = É a linha inferior lenta da "nuvem", servindo do segundo suporte quando o preço está acima deste nível, ou de resistência quando o
preço está abaixo deste nível.
o Calculo é do deste período B é o preço mais alto + baixo mais baixo, dividido por 2 últimos 52 períodos e plotando 26 períodos à frente.

- Kumo = é o espaço entre a extensão Senkou A e B. Ela é a nuvem do método, consiste entre as bordas das médias e o espaço interno entre a Senkou span A e Senkou span B.
Este espaço, em tese é volúvel a alterações de preço. Entende-se quando formam nuvens mais espessas, o que cria suporte e resistência mais fortes.
Como as nuvens mais finas oferecem apenas suporte e resistência fracos. Se o mercado está em tendência, esta nuvem deve estar no sentido da mesma tendencia.

- Chikou Span = É o preço de fechamento do atual gráfico com médias deslocadas em 26 períodos. ela se torna um sinal de compra ou de venda no momento que está
caminhando paralelo a direção da nuvem.


Uma vez compreendido como são identificadas as médias do indicador e suas funções, abaixo, exponho as minhas principais considerações e as regras que eu utilizo, quando
faço o uso do Ichimoku Clouds.

1. Não utilizo este indicador quando os preços estão laterais (acumulação), e prefiro utlizar para papeis de muita liquidez.
1.1. Se a nuvem a frente muda de direção, ou de cor, fico atento a pullback ou mesmo reversão.
1.1.1 Se Chikou Span começa ir ao encontro dos preços, pode ser o sinal do pullback ou mesmo a reversão.
1.2. Se média Tenkan-sen cruzou com a Kijun-sen, acima do Kumo, sinaliza possível tendencia de compra a favor da tendencia.
1.2.1. Se média Tenkan-sen cruzou com a Kijun-sen, abaixo do Kumo, sinaliza possível tendencia de compra contra a tendencia (se possível, evitada).
1.3. Se média Kijun-sen cruzou com a Tenkan-sen, abaixo do Kumo, sinaliza possível tendencia de venda favor da tendencia.
1.3.1. Se média Kijun-sen cruzou com a Tenkan-sen, acima do Kumo, sinaliza possível tendencia de venda contra a tendencia (se possível, evitada).
1.4. Se preço entra dentro da nuvem, aguardo, pois ali o preço fica possível a violinadas.
1.4.1 Se o preço vai ao encontro de uma nuvem de pequena espessura, entendo que esta região pode ser facilmente transpassada.
1.4.2 Se preço vai ao encontro de uma nuvem com muito espessa, entendo que o preço deve encontrar muita resistência para transpassar essa região.
1.4.3 Se o preço consegue sair de dentro da nuvem com força, entendo que haverá continuação desta tendência.
1.5. Uso as deformidades das nuvens para macar possiveis suportes ou resistências.
1.6. Em forte tendência (alta ou baixa), as médias Tenkan-sen ou Kijun-sen deverá segurar os preços em direção à tendência. se isto não ocorrer,
a tendência é fraca ou entrou em exaustão.


Para maior compreendimento deste método, indico o livro "Comprar ou Vender?" da Editora Saraiva 2012 de Eduardo Matsura.



Bons negócios!
Por Andre Presse, (2020)
Chart PatternsHarmonic PatternsTrend Analysis

Aussi sur:

Clause de non-responsabilité