No meu último post, eu preconizei uma queda no XAU/USD, justamente porque ali se apresentava uma consolidação da ponta vendedora, no meio de uma enorme capitulação em compra.
Chegamos lá, amigos e amigas rs. No mágico quadrado desenhado há dois anos atrás.
Mais rápido do que eu esperava. E no meio disso, quem esteve acompanhando viu o quanto de volatilidade houve. Há duas semanas indo da casa dos 1700 aos 1740, depois voltando tudo e caindo ainda mais. Que semanas, meus amigos. Vale ressaltar, o ativo ouro segue tendo possibilidades ainda maior de queda.
Tenho um indicador aqui construído, que ele não retornava há 6 anos ao ponto em que se encontra hoje. A ponta vendedora está atuante, com muita força. E os compradores estão extremamente recessivos. Entretanto, em faixas de queda como estas (abaixo de 1700), quando eles entram é com força. Quem olha para 5 e 15 min no intraday, verifica como as tendências de compra formadas são bastante fortes. Em certos momentos, faz parecer que mais sensato seria comprar que vender. Pode até ser se você é daytrader ou scalper. Se você pensa me segurar uma posição em COMPRA por dias, isso pode ser um jogo péssimo de se jogar.
No fim, o pensamento é de que afinal de contas, o ouro nunca esteve tão barato nos últimos tempos, não é mesmo?
Mas algo barato, pode ficar mais barato ainda.
Se alguém reparar bem, vai ver que nos últimos dias a ponta compradora buscou formar defesa dentro do preço que acumulou (faixa dos 1680 a 1655), entretanto no último dia, frustrando o movimento altista, e seguindo em forte baixa. Tem volume, tem candles grandes.Tem frustração das expectativas. Acho que quem sabe, sabe. E quem não sabe, também ficará sabendo. Rs
Pontos sensíveis atuais são as taxas de juros em alta, e o dólar ganhando força o que necessariamente faz o ouro cair em valor. Isso prejudica diretamente a performance de valorização no curto e médio prazo do ativo Gold.
Estamos caminhando para um período de recessão, e teremos de avaliar posições constantemente. Para traders (será o suíço gosta? Rsrs), que apreciam a volatibilidade será um prato cheio. Mas é fato que tudo é novo.
Até por isso, faço este post para atualizar meu viés, agora não mais em venda, mas sim estando neutro. Sem clareza exata do que pode acontecer. Tudo é tão novo, que nada tende a gerar grande confiança. E estar com medo e receoso de operar nestes tempos, talvez seja um bom sinal até. Você vai se cuidar, vai se proteger.
Nestes momentos, o importante em si, é:
Com quais ferramentas você vai para o teu labor diário?
Bons negócios!
Att; Suíço