Neste final de semana fiz uma análise um pouco mais detalhada a respeito das barragens e em especial focado em CESP. A CESP é uma empresa de 1 barragem só, a Porto Primavera, uma só é um exagero, pois ela tem a hidrelétrica no rio Paraíba do Sul também, mas a mais relevante no seu potencial gerador é esta, co algoem torno de 1500MW de potencia, ou mais de 90% do que ela tem no geral.
Esta barragem é lendária, no caso brasileiro, pois é uma das maiores áreas alagadas do País! Está no rio Paraná! E serve o estado mais relevante economicamente do País.
Dito isto, vamos ao que interessa, compra ou não!
Em relação a barragem é importante saber os níveis de armazenamento. A ONS faz amostragem de principais Bacias hidrográficas, não abrindo no detalhe como estão cad uma das barragens brasileiras. A própria CESP não deixa isso disponibilizado no seu site do RI. O que me restou foi o site da ANA (agencia nacional de aguas). Nela consigo o volume afluente, volume turbinado, fazendo a diferença entre eles eu tenho o saldo diário de estoque d'agua! Vamos o exercício, vai me faltar qual o total de armazenamento desse enorme lago. Tive de comparar com outras barragens que divulgam o percentual de capacidade, e derivei assim o estoque atual da barragem de Porto Primavera. 35% da capacidade.
Apesar de relativamente baixo, muitas outras barragens estão nesta situação. O que me chamou a atenção é que as chuvas desde de dezembro estão realmente enchendo a barragem. E nas últimas semanas tem sido MUITO BOM!
Segue então na compra amigo(a)! Esse fundamento é importante pois determina se a empresa está tendo que tomar mais no mercado livre para fazer frente a demanda contratada. Com a barragem vazia a margem de manobra para essa gestão nas hidrelétricas é bem pior. Além dissso, todo sistema está se enchendo de estoque d'agua o que leva o PLD a ficar baixo, tb sendo bom em geral a todos players geradores. Parece que sendo assim: enchendo estoque, comprando a preços menores, a margem EBITDA dessas empresas melhora.
Les informations et les publications ne sont pas destinées à être, et ne constituent pas, des conseils ou des recommandations en matière de finance, d'investissement, de trading ou d'autres types de conseils fournis ou approuvés par TradingView. Pour en savoir plus, consultez les Conditions d'utilisation.