ClaudioMucio

O martírio da CIELO

Short
ClaudioMucio Mis à jour   
BMFBOVESPA:CIEL3   CIELO ON NM
A Cielo vem amargando perdas com a livre concorrência dos meios de pagamentos, fintechs e maquininhas. Considero que a insistência no modelo antigo de locação e o despertar tardio para o mercado atual, comprometeu a dinâmica do negócio, algo notório na sangria das margens operacionais.

Graficamente, olhando para o semanal, o padrão estatísco de baixa não parece ceder desde a perda do suporte da distribuição (lateral) em 16,50, evidenciando uma tragetória depreciativa dentro de um canal de baixa (paralelas descendentes em vermelho).

A formação de um triângulo simétrico, permitiu confirmar a equalização da cotação em 7,75 num determinado momento, conjugando com testes de suportes pela bissetriz.

É possível notar também, a formação de um canal de repique (bandeira), sugerindo continuidade. Este movimento foi parcialmente confirmado com o rompimento de dois padrões em simultãneo, a LTA da bandeira e a LTA do triângulo simétrico, revelando assim, um comportamento de continuidade e evasão dos acionistas.

A pergunta é: Pra onde vai a Cielo? A resposta vale um milhão, pois ninguém sabe o dia de amanhã, no entanto o estudo da análise gráfica, estatística e comportamental dos preços, nos revela "probabilidades".

Assim, dentro desta linha de raciocínio, podemos conjecturar que o atual cenário não é favorável para o ativo em questão, pois basta surgir um push it up, um pivot e pronto, a CIEL3 ficará na vitrine dos vendedores, algo que pode levá-la a testar suportes em 6,35 e 5,75 respectivamente.
Transaction en cours:
CIEL3 monta estrutura inflexiva (de baixa para alta) no intradiário, sugerindo compra de repique, afim de cumprir com o push it up mencionado no estudo anterior.

Este repique poderá levar o ativo aos 7,90 / 8,00 naturalmente, onde poderá sentir a resistência promovida pela LTA secundária do semanal.

Caso sustente alta e supere os 9,00, o movimento aliviará muito a vida dos comprados, no entanto se apenas cumprir com o push it up e retornar, e logo após romper os 6,50, então os vendidos retomam território.

O mercado é soberano, ele decidirá.
Trade fermée manuellement:
Saudações aos adeptos da análise gráfica, estatística e comportamental do mercado financeiro.

Como sabem, no dia 26 de janeiro de 2020, publiquei um estudo comportamental e estatístico do ativo CIEL3, considerando a derrocada desde a perda da consolidação de topo ao romper definitivamente os 16,50.

O tema do estudo foi escolhido propositalmente, pois enquanto o mercado registrava forte alta em diversos ativos e setores, a Cielo vivia um martírio, levando seus acionistas ao sentimento de desesperança e frustração.

Os passos foram devidamente descritos com uma "quase exatidão", confira no texto abaixo como fora mencionado originalmente no estudo. (***)

***A pergunta é: Pra onde vai a Cielo? A resposta vale um milhão, pois ninguém sabe o dia de amanhã, no entanto o estudo da análise gráfica, estatística e comportamental dos preços, nos revela "probabilidades".

***Assim, dentro desta linha de raciocínio, podemos conjecturar que o atual cenário não é favorável para o ativo em questão, pois basta surgir um push it up, um pivot e pronto, a CIEL3 ficará na vitrine dos vendedores, algo que pode levá-la a testar suportes em 6,35 e 5,75 respectivamente.

Para quem não está familiarizado com a escola americana de análise gráfica, explico que um push it up (empurrão para cima) tem uma ação equivalente a um repique, mais conhecido popularmente como pull back invertido.

Depois de formar uma belíssima inflexão intradiária, o ativo reacendeu a esperança dos compradores de curtíssimo prazo, desejosos por um trade rápido e pontual. Tais inflexões são capazes de promover bons repiques (push it up), mas infelizmente não foi o suficiente, pois com os mercados abalados, tudo sucumbiu, o que não poderia ser diferente com a Cielo, um ativo que até se mostrou resistente, e que não suportou o vento de proa, algo natural.

O ativo por um breve momento, perdeu os 6,50 mencionados no estudo e testou caprichosamente os 6,38, exatos 0,03 acima do suporte sugerido. Errei!

Especialmente para os operadoeres de médio a longo prazo, e com vistas na análise gráfica, estatística e comportamental, este cenário só mudará quando houver uma formação ampla e estrutural no Diário. Para os operadores de curtíssimo a curto prazo, vale as ondas (oportunidades).

Por fim deixo minha mensagem, dizendo que o mercado é soberano, não sabemos e não temos a capacidade de afirmar qualquer advento, pois em eventos estatísticos onde ocorre ação humana, o que prevalesce é a ponderação (possibilidade) e a probabilidade. Com desvelo encerro este estudo, deixando em aberto a possibilidade de retornar em um outro post, se assim permitirem.

Obrigado e sucesso à todos!
Clause de non-responsabilité

Les informations et les publications ne sont pas destinées à être, et ne constituent pas, des conseils ou des recommandations en matière de finance, d'investissement, de trading ou d'autres types de conseils fournis ou approuvés par TradingView. Pour en savoir plus, consultez les Conditions d'utilisation.