lyusao

Ouro está para Hedge geopolítico...o petróleo num segundo tempo.

Long
TVC:GOLD   CFD sur Or (US$/OZ)
Estamos pelo menos todos os dias desde início de Fevereiro observando o conflito internacional envolvendo tropas russas nas bordas ucranianas, em cima de um fato que o mercado já sabe que está na agenda há alguns anos já.

Me lembro em 2014 ter colegas economistas do sellside gringo falando conjuntamente com cientistas internacionais sobre a vontade crescente, há época, do povo ucraniano em ser a favor da entrada da mesma na OTAN e depois na União Européia. Os colegas ressaltavam que algum momento no futuro teríamos algum conflito envolvendo esses atores. Bingo! Estamos nesse momento!

É certamente uma afronta à Russia ver o país de Chernobyl se inclinar ao espectro de influência da OTAN, sendo o país uma passagem relativamente estratégica para uma invasão ao território russo, sem contar dos recursos naturais agrícolas, minerais e a infraestrutura petrolífera desta região.

Dito isto, vamos a parte que interessa: MERCADOS FINANCEIROS

Todas commodities sofrerão (com alta no valor) na escala do conflito, porém, o melhor hedge parece mesmo ser o Ouro.

A questão está muito mais pautada no fator inflacionário somado ao ativo de maior proteção frente as escolhas mais usuais que um gestor faria: compra do dólar, moedas seguras como JPY, CHF, compra das commodities que poderão sofrer na sua logística de oferta. Assim,....todos esses ativos já meio que andaram.

O técnico: o ouro segue lateralizado há anos desde o pico em 2100 dólares por onça, com low que vão próximo ao 1700 e highs nos 1900. Podemos testar o 2100 novamente. A característica de escassez do ouro ajuda, bem como seu uso industrial, as grandes reservas da Rússia que é um grande fornecedor de ouro.

Pensem no ouro, mas não se apaixonem pela posição uma vez nos highs já seria bacana diminuir e partir para a compra de equities ou bonds de sua preferência estratégica.

Abraços

Lyu
Clause de non-responsabilité

Les informations et les publications ne sont pas destinées à être, et ne constituent pas, des conseils ou des recommandations en matière de finance, d'investissement, de trading ou d'autres types de conseils fournis ou approuvés par TradingView. Pour en savoir plus, consultez les Conditions d'utilisation.