marcosbazzoni

ESPERANÇA? O CENÁRIO MACRO BENEFICIA APESAR DOS PESARES? #VAIBR

Long
FX_IDC:BRLUSD   BRAZILIAN REAL / U.S. DOLLAR
Correlação não é causalidade, mas da vontade de acreditar que o brasil vai "bombar" nos próximos anos.
Passado:
Real/Dólar (vermelho e verde) teve correlação direta com o preço das commodites (azul).
Índice de commodites (azul) teve correlação inversa ao Dólar frente a outras moedas (DXY, laranja).
DXY (laranja) teve correlação inversa ao YUAN (amarelo) a partir de 2015.
Presente:
Situação fiscal deteriorada, taxa de juro real negativa, economia em baixa produtividade devido a pandemia e outras dificuldades comuns do Brasil como logística e impostos altos.
Futuro:
Situação fiscal melhora? Taxa de juro volta a ser atrativa a ponto de não criar distorções (empresas zumbi de baixa produtividade e dividas em excesso)? Reduzirá o desemprego? Quem sabe alterando essas condições o cenário atual venha a mudar, quem sente saudade dos tempos pré-2008 a 2012? Onde o Brasil vinha em uma onda de crescimento e investimentos. É sabido que a inflação é um dos "impostos" mais perversos que rouba riqueza das pessoas sem nem poder se defenderem, só é bom pro governo que arrecada cada vez mais, melhor exemplo é o imposto de renda (temos a ilusão monetária de que as rendas aumentam mas o poder de compra é o mesmo ou menor e ainda sim muita gente passa a ser enquadrada nas alíquotas do imposto de renda, passando a pagar cada vez mais imposto), ainda sobre inflação, vimos no último ano que a baixa produtividade e desvalorização do real trouxe aumento dos custos gerais e claro dos alimentos também, isso poderia ser revertido com a economia voltando aos níveis de produção e valorização do real. É possível ver no final do gráfico uma valorização do YUAN enquanto as Commodities ainda estão em baixa, pela característica matemática de correlação e retorno a média as commodities tendem a subir junto com Yuan e queda do Dólar. Lembrando que o boi, o vegetal, a ração, a roupa, a energia, os produtos eletrônicos, praticamente tudo que consumimos são produzidos com insumos cotados em dólar.
Comparando com o passado, apesar dos governos o cenário macro foi o que mais pesou no desenvolvimento. Será que o Brasil vai "voar" apesar dos pesares? Vamos torcer pra que as fragilidades sejam pequenas perto dos pontos positivos. Parece que temos uma luz no fim do túnel e que as coisas vão melhorar pra todos porque quando a onda é boa todo mundo consegue surfar. Qual a opinião de vocês?
Clause de non-responsabilité

Les informations et les publications ne sont pas destinées à être, et ne constituent pas, des conseils ou des recommandations en matière de finance, d'investissement, de trading ou d'autres types de conseils fournis ou approuvés par TradingView. Pour en savoir plus, consultez les Conditions d'utilisation.